O mais azul de todos os mares

“Os senhores me desculpem, mas devido ao adiantado da hora, me sinto anterior a fronteiras”.

Carlos Drummond de Andrade

Alguns de voces ja estiveram por aqui seja em Cancun, Cozumel ou Playa del Carmen pra ver essas praias de cair o queixo, onde o forte mesmo eh o incrivel azul do mar banhando a costa de areia bem fina e branca dessas bandas. A cor do mar eh um lance meio bizarro (como diriam os cariocas).

A infraestrutura turistica eh de primeiro mundo e se nao fosse pelo espanhol e pelos preços em pesos (que as vezes na realidade sao em dolares), parece mesmo que estou nos EUA. Playa del Carmen e sua 5a avenida mais parece mesmo um shopping a beira mar com Starbucks, Hagen Daas, Sunglass Hut e Burger King. O que mais fizemos mesmo foi ficar na praia de bobeira e num dos dias fomos fazer mergulho com tanque, onde vi um tubarao enorme.

Ruinas Maias a beira-mar em Tulum

Antes de chegar em Playa del Carmen, vindo de Chichen Itza, nos paramos em Tulum. Uma pequena cidade de 14,000 habitantes que parece ser o que Playa del Carmen era 10-20 anos antes. Tudo bem mais rustico e mais deserto. Tulum que significa parede na lingua maia, tem umas lindas ruinas na beira do mar cujas paredes tem uma espessura de 4-6 metros, dai o nome da cidade. Nos ficamos em um albergue super legal e bem hiponga no centro da cidade chamado El Jardin de Frida. Sem duvida um dos melhores lugares que ficamos ate agora, com um quarto, com banheiro, cozinha, sala de estar, duas varandas e cafe da manha por 38 dolares a noite. Uma pechincha!!!!! Alem do dono ser uma figura, ter um mercado organico aos sabados e um jardim dentro do albergue que eh de cinema. Durante nossa estadia teve ate uma Xaman local benzendo o lugar todinho numa cerimonia com incenso. Mas voltando ao assunto, as praias de Tulum sao lindas, mais mesmo pelo azul da agua e pelas ruinas Maias. A agua eh tao clara que da pra ver o amarelo do xixi da gente.

Cenote Dos Ojos

Uma outra atraçao imperdivel da regiao sao os cenotes. A peninsula de Yucatan tem um sistema de rios subterraneos que de vez em quando se abrem em crateras ou cavernas onde da pra ver a agua. Eh como se fossem grutas (como a de Ubajara) embaixo d’agua, com estalactites e estalagmities. A agua tambem super clara e azul de doer nos olhos com formaçoes de pedra que fazem voce pensar que esta num outro planeta. Nesses cenotes pode-se fazer mergulho com tanque ou so snorkeling. Fizemos os dois, mas eu e Jason nao conseguimos fazer todo o mergulho com tanque, pois tivemos medo de ficar em cavernas embaixo d’agua.  AMARELAMOS!!!! O melhor cenote foi sem duvida foi o Dos Ojos.

Jason de cara com a cor da agua de Tulum

Se um de voces um dia vier nessa regiao, existe uma pequena praia chamada Akumal, entre Tulum e Playa del Carmen que eh um paraiso caribenho. Da praia mesmo voce pode fazer snorkeling e ver tartarugas, arraias, muitos peixes e lindos corais.

Diarios de Motocicleta

No nosso ultimo dia de Mexico, nos partimos de ferry a ilha de Cozumel e passamos o dia todo por la. Alugamos uma vespa e rodamos a ilha TODA, literalmente. Paramos pra ver o famoso recife Palancar, onde Jacques Cousteau divulgou pro mundo todo como um dos melhores locais de merguho do mundo. Ficamos bem desapontados pois parece que o recife foi destruido pelo furacao Wilma em 2005. Na verdade, depois do que vimos em Utila, acho dificil alguma outra estrutura de coral ser mais bonita.

Pra ver mais fotos e muitas outras debaixo d’agua deem olhada nesse link.

This entry was posted in Mexico and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to O mais azul de todos os mares

1. Lia says:

Que lugares lindos!
    Como vcs estão curtindo, hein?