Paraíso na Amazônia

Nós fizemos a famosa viagem de Manaus a Santarem de barco pelo rio Amazonas. Dêem uma olhada aqui no mapa onde ficam as duas cidades.

Nosso barco

Pra fazer essa viagem foi uma epopéia grega até pra se comprar a passagem. No porto tem uma bilheteria oficial e na rua, do lado de fora do porto, também se vende. Só que os preços são diferentes, os horários de saída são diferentes e as amenidades no barco também. A única informação igual mesmo é que teríamos que comprar uma rede pra viajar nas cerca de 36 horas no meio do rio. Deu uma canseira muito grande, mas finalmente decidimos e compramos cada passagem por 120 reais. As duas redes com corda custaram 50 reais.

Algumas redes

Nossa cama, cadeira, mesa por 36 horas

Chegamos no barco por volta de 9 da manhã, mas o barco só saiu a 1 da tarde. Chegamos cedo pra amarrar nossas redes num lugar bom e conseguimos espaço no meio do barco na parte de ar-condicionado (p negócio é chique). Depois disso, subimos no andar de cima onde tinha um bar, tocando música sertaneja e uma galera tomando uma. Eles chamam alguns desses lugares de “brega n’água” Viramos depois de algumas cervejas, uma garrafa de Ypioca Prata que já tinha comprado com o intuito mesmo de terminar nessa viagem. Me acordei no dia seguinte com uma ressaca danada, dentro da rede no meio do Rio Amazonas. Clássico!!!!!

Conhecemos gente no barco e foi bem mais legal do que ficar no camarote isolado de todos. A viagem não tem nenhum atrativo de paisagem, pois só se vê rio e floresta dos dois lados. Comemos os prato-feitos do restaurante, mas o pobre do Jason teve problemas intestinais, felizmente só depois que ele chegou em Santarém.

Alter do Chão

Nós chegamos em Santarém, a terceira maior cidade do Pará, e dormimos a noite numa espelunca. No dia seguinte e com o Jason com dor de barriga nos dirigimos de ônibus a Alter do Chão (38 Km de Santarém), uma cidadezinha de 7000 habitantes à beira do Rio Tapajós. Não vou falar muito, mas a praia de Alter do Chão é simplesmente de CINEMA. O rio recortando as areias brancas da região com todo o verde do rio e da floresta com pano de fundo fazem desse lugar um dos mais belos dessa viagem, mas com certeza único. Nós andamos de kayak, de barco e fizemos algumas trilhas, além de ficar coçando na praia também.

Alter

As imagens valem muuuuito à pena.

This entry was posted in BraSil and tagged , , , . Bookmark the permalink.